Tuesday, July 04, 2006

Twin Peaks - Original Soundtrack (1990)

Trilha da alucinada série (que mais tarde viraria filme, Fire Walk With Me) do alucinado diretor David Lynch, com score do (razoavelmente alucinado) Angelo Badalamenti, que também trabalhou com Lynch no cultuado Blue Velvet.

Bem, o que temos aqui não é uma mera música instrumental, ambiental, artificial que era usada em grande parte dos enlatados americanos dos anos 70/80. Como eu disse, trata-se de alucinados, não é?
Começamos com o tema-título, nada de especial, apenas um tema-título como muitos outros, pra ouvir enquanto você se ajeita no sofá para ver a série. O que temas em seguida é um punhado de temas que só encontramos em filmes do Lynch, três deles, cantados pela voz de algodão doce da (também alucinada) Julee Cruise. Caso não se lembrem, ela chegou a substituir a Cindy Wilson nos B-52's, quando esta ficou grávida, no começo dos anos 90. Se tratam de músicas suaves, leves, que quase flutuam como plumas. Nightingale, fenomenal. Into The Night, matadora, um lullaby do demônio. E finalmente Falling, uma reprise cantada do tema-título Twin Peaks.
As instrumentais dividem-se em dois grupos, sonoramente falando. Um deles é o jazz, cool, cocktail lounge, film noir, suspense, baixo upright, detetives, saxofones misteriosos, dedos estalando, bla bla bla. Audrey's Dance, Freshly Squeezed, The Bookhouse Boys (a bateria está num clima completamente diferente do resto dos instrumentos, quase que solando, genial!), Night Life In Twin Peaks (a mais sinistra de todas) e Dance Of The Dream Man.
O outro grupo contém o tema-título, já mencionado, Laura Palmer's Dance que começa criando um clima tenso, de suspense (novidade!) e no meio transforma-se brilhantemente num tema romântico, quase que glorioso, para concluir com o tema detetivesco de novo. Esses dois climas contrastam novamente em Love Theme From Twin Peaks, que trata-se de uma reprise de Laura Palmer's Theme.

Concluindo, uma trilha espetacular, recomendada não apenas para apaixonados pelos filmes do David Lynch e por cinema em geral. Mas também para amantes da boa música.

Ah! Quase esqueci, há um episódio dos Simpsons que satiriza o Twin Peaks, em que Homer está vendo a série na tv, um unicórnio dança jazz com uma dama e um farol de trânsito aparece pendurado numa árvore. "Não estou entendendo nada mas adoro essa série!"

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Here are some links that I believe will be interested

10:09 AM  
Anonymous Anonymous said...

Here are some links that I believe will be interested

4:10 AM  

Post a Comment

<< Home